As reflexões em
torno do assunto tecnologia e educação tomou conta da sociedade há várias
décadas, na realidade desde que se notou sua influência na formação do sujeito.
As reflexões em torno do assunto
tecnologia e educação tomou conta da sociedade há várias décadas, na realidade
desde que se notou sua influência na formação do sujeito contemporâneo, e da
necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento nos meios de
informação e comunicação. O mundo atual esta passando por inúmeras e cada vez
mais aceleradas transformações em torno de todos os campos da sociedade, desde
o princípio da civilização o homem esta sempre em busca de adaptações,
mudanças, novos conhecimentos, aliás, fato este implícito em sua constante
busca do saber e aprender.
A preocupação com o impacto que as
mudanças tecnológicas podem causar no processo de ensino-aprendizagem impõe a
área da educação a tomada de posição entre tentar compreender as transformações
do mundo, produzir o conhecimento pedagógico sobre ele auxiliar o homem a ser
sujeito da tecnologia, ou simplesmente dar as costas para a atual realidade da
nossa sociedade baseada na informação (SAMPAIO e LEITE, 2000, op cit SANTOS,
2012, p. 9).
Desde a década de 1940, quando se deu
inicio as grandes transformações tecnológicas a sociedade atribuiu a escola e
as instituições de ensino a responsabilidade de formação da personalidade do individuo,
tendo em vista a transmissão cultural do conhecimento acumulado historicamente.
No que se referem à escola as tecnologias sempre estiveram presentes na
educação formal, o que faz necessário é o fato de que as instituições de ensino
tem o papel de formar cidadãos críticos e criativos em relação ao uso dessas
tecnologias. Para tanto é preciso que as mesmas abandonem a prática
instrumental das tecnologias, e faça avaliações sobre o trabalho com a inserção
das novas tecnologias educativas, visto que:
Dessa forma, temos de
avaliar o papel das novas tecnologias aplicadas à educação e pensar que educar
utilizando as TICs (e principalmente a internet) é um grande desafio que, até o
momento, ainda tem sido encarado de forma superficial, apenas com adaptações e
mudanças não muito significativas.
Sociedade da informação, era da
informação, sociedade do conhecimento, era do conhecimento, era digital,
sociedade da comunicação e muitos outros termos são utilizados para designar a
sociedade atual. Percebe-se que todos esses termos estão querendo traduzir as
características mais representativas e de comunicação nas relações sociais,
culturais e econômicas de nossa época (SANTOS, 2012, p. 2).
A internet atinge cada vez mais o
sistema educacional, a escola, enquanto instituição social é convocada a
atender de modo satisfatório as exigências da modernidade, seu papel é
propiciar esses conhecimentos e habilidades necessários ao educando para que ele
exerça integralmente a sua cidadania, construindo assim uma relação do homem
com a natureza, é o esforço humano em criar instrumentos que superem as
dificuldades das barreiras naturais. As redes são utilizadas para romper as
barreiras impostas pelas paredes das escolas, tornando possível ao professor e
ao aluno conhecer e lidar com um mundo diferente a partir de culturas e
realidades ainda desconhecidas, a partir de trocas de experiências e de
trabalhos colaborativos.
Em uma sociedade com
desigualdade social como a que vivemos, a escola pública em alguns casos
torna-se a única fonte de acesso às informações e aos recursos tecnológicos,
das crianças de famílias da classe trabalhadora baixa. A esse respeito Pretto
(1999, 104) vem afirmar que “em sociedades com desigualdades sociais como a
brasileira, a escola deve passar a ter, também, a função de facilitar o acesso
das comunidades carentes às novas tecnologias”.
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