Reuniu sugestões para professores incentivarem o aprendizado dos seus
alunos em diferentes plataformas.
Curtir, compartilhar, seguir, tuitar e comentar. Cada vez mais, as redes
socais fazem parte da rotina de adolescentes e jovens. De acordo com a pesquisa
TIC Kids Online, 79% dos brasileiros com idades entre 9 e 17 anos, que utilizam
a internet, já possuem perfil em alguma das redes. E por que não aproveitar o
interesse dos alunos e utilizar essas ferramentas como estratégia para promover
o aprendizado?
Para ajudar os professores, o Porvir reuniu dicas de
como utilizar as redes sociais como um recurso educativo. As sugestões foram
retiradas a partir de referências encontradas em diferentes publicações, guias
e sites especializados em educação e tecnologia. As dicas apresentam
estratégias para o uso do Facebook, Twitter, Google+, Instagram, YouTube e o
Edmodo.
Facebook

1. Crie grupos com sua turma para postar informações, avisos e dicas.2. Compartilhe conteúdo multimídia relacionado aos temas trabalhados em
sala de aula.3. Use a rede social como canal de jornalismo estudantil. Crie uma página
para que seus alunos postem novidades sobre projetos e eventos da escola.4. Faça o seu próprio quiz para que os alunos possam interagir com os
conteúdos das aulas. O Facebook tem algumas ferramentas que facilitam essa
tarefa, como o aplicativo Quiz Maker.5. Estimule os alunos a postarem resenhas de livros e resumos de estudos
no grupo da classe. Isso pode ajudar no desenvolvimento de projetos de revisão
por pares.Fontes: Edudemic e Online College
Twitter
6. Use o Twitter como ferramenta para criar histórias coletivas com os
alunos. Escreva o começo de uma narrativa e fale para eles tuitarem a
continuação.
7. Publique desafios diários para os alunos. Professores de disciplinas
como matemática, química e física também podem incentivar alunos a resolver
problemas e a compartilhar o resultado na rede social.
8. Faça tuítes diários com informações sobre diferentes carreiras. Isso
pode ajudar seus alunos a conhecer diferentes profissões e conseguir
identificar seus interesses.
9. Crie uma hashtag original (ex: #auladoprofze) e incentive os alunos
tuitarem suas anotações durante a aula.
10. Apresente estratégias de pesquisa para que os alunos possam
encontrar conteúdos relevantes com o uso de hashtags.
Google+
11. Crie comunidades para compartilhar conteúdos com os seus alunos.12. Faça conferências com a sua turma utilizando o Hangout. A ferramenta
permite realizar transmissões ao vivo para um número ilimitado de pessoas e
também gravá-las para assistir mais tarde.13. Convide diferentes profissionais, como autores e pesquisadores, para
participar de videoconferências com os seus alunos.14. Compartilhe arquivos e atualizações, integrando outras ferramentas
como Google Drive ou Agenda.15. Separe os seus alunos em círculos de usuários (opção disponível na
rede social) de acordo com a turma e os interesses de cada um.Fontes: Google+ for Schools, TeachThought e Educational Technology
Instagram
16. Poste uma foto como prévia para o assunto da próxima aula. É
possível interagir com os alunos, pedindo para que eles façam uma pesquisa ou
comentem o que já sabem sobre o tema.
17. Crie uma conta para a sua sala e registre momentos como apresentações,
desenvolvimento de projetos e excursões. Para manter a privacidade, deixe o
conteúdo fechado para acesso restrito aos alunos.
18. Destaque habilidades dos estudantes. Tire fotos de bons trabalhos e
projetos realizados por eles.
19. Ensine conceitos básicos de fotografia para os seus alunos,
trabalhando iluminação, enquadramento, composição e linguagem. Incentive que
eles registrem imagens do cotidiano escolar.
20. Deixe os alunos explorarem seus interesses e diferentes identidades,
compartilhando opiniões e comentários por meio de imagens.
YouTube
21. Engaje os alunos com dicas de vídeos que são relevantes para eles e
fomente a discussão de diferentes pontos de vista.
22. Escolha vídeos curtos para apresentar em sala de aula. Isso garante
que os alunos tenham um tempo para discutir com base no que foi mostrado.
23. Faça uma conta Google para a escola e utilize o YouTubeEDU com os
alunos. Esse ambiente possui conteúdos com foco educativo e permite que os
professores e administradores da escola selecionem os vídeos que aparecem como
visíveis para o seus alunos.
24. Inverta a sua sala de aula. Mande vídeos para que os alunos assistam
os conceitos básicos em casa. Aproveite o tempo em classe para promover a
aplicação desses conceitos e incentivar trabalhos colaborativos.
25. Crie listas de reprodução que contemplem temas relacionados às
aulas, contextualização para assuntos do mundo real e visões divergentes para
fortalecer o posicionamento e o senso crítico.
Gostaria de saber se você tem a publicação do autor SANTOS, estou fazendo um trabalho e gostaria muito dessa publicação, por favor responda no meu e-mail se possível: martinsallex@gmail.com
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